2009
11.23

Sou actualmente um leitor bastante assíduo destes dois blogs, o Coding Horror, e o Daily WTF..

São os dois bastante interessantes da perspectiva de um programador, o Coding Horror, maior parte das vezes tem umas dicas interessantes para ler, e também nos obriga a pensar..

O Daily WTF, é maioritariamente constituído por histórias, passado e presente de programadores/administradores de redes etc etc… o que sempre dá para ler algumas histórias engraçadas… e até às vezes pensar, eu já fiz esta burrice..

Mas o que me trouxe aqui hoje foi o novo projecto presidido pelo Alex Papadimoulis que é o Code Offsets.

E o que é o Code Offsets?

O Code Offsets consiste em comprar más linhas de código, e o custo destas linhas de código é depois distribuída por 3 projectos diferentes:

  • jQuery ( library de javascript )
  • Apache ( servidor web para servidores linux e windows )
  • PostgreSQL ( Base de dados SQL )

Ou seja, imaginando que eu faço três más linhas de código, como maneira de me redimir pelo mau código desenvolvido, o que é que faço, vou ao site do Code Offsets e compro três Code Offsets pela módica quantia de $1,50… têm lá mais opções ( http://codeoffsets.com/Buy.aspx )

Ora se levarmos isto muito a sério, cada linha de código mal que eu fizer vai render uns bons cobres…e eu vou ficar ainda mais pobre… ( sim sou programador, mas não sou rico )…

Eu vejo isto como uma excelente ideia, nós programadores, que temos um brio enorme no que fazemos, e que queremos que o nosso código seja sempre o melhor, e sem bugs ( o que é impossível por várias razões )… ainda nos vamos obrigar a ser melhores, isto porque também não queremos gastar dinheiro assim à toa..

Agora há aqui um grande problema, neste modelo… citando da faq deles:

“Q: What percentage actually goes towards open source projects?

A: 100%. Every dollar you spend on Bad Code Offsets goes directly towards the projects. The Alliance for Code Excellence pays for all of the overhead and expenses (payment fees, postage, material, etc.) out of pocket.”

Tudo bem até chegarmos aqui, e garantias? Como é que eu sei que o dinheiro que eu usei a comprar os “Code Offsets“, vai chegar ao projecto que escolhi? Fé? Até poderia ser, mas eu não sou um gajo crente…

Há que ver que estes tipos, não são uns tipos quaisquer… têm muito a perder se enganarem a malta ( maior parte deles têm as suas empresas ) e são comunicadores com grande relevância como por exemplo o Jeff Atwood que é apenas blogger, e que se iniciou há algum tempo com o Joel Spolsky no Stack Overflow ( tendo até formado uma plataforma que vendem usando o código do Stack Overflow )…

Ora se este Jeff, enganasse a malta, as visitas do seu blog caiam a pique, o que iria trazer grandes problemas de dinheiro, se é blogger a tempo inteiro como ele diz, e se a plataforma do Stack Overflow não está ainda a render assim tanto ( como me parece ), as coisas corriam bastante mal…

Já estamos praticamente no fim, fica aqui um printscreen da página de pagamento do paypal do Code Offsets:

Inedo

Como podem ver, o que é que está escrito no topo da página? Não é a The Apache Software Foundation ( foi o que escolhi para fazer a minha doação, que como é lógico não fiz, era apenas um teste ), mas sim a empresa que o Papadimoulis é dono a Inedo..

Só a mim é que isto faz soar os alarmes assim à grande? É que vamos lá a ver, eu estou a fazer uma doação a um projecto open source, no entanto o meu dinheiro vai entrar primeiro na conta da Inedo, e que garantia é que eu tenho que o dinheiro, que eu doei vai chegar todo ao projecto escolhido? Para isto, prefiro fazer a minha doação directa a qualquer um dos projectos listados na página do Code Offsets, assim sempre tenho alguma garantia que o dinheiro vai directo para eles, e que não passa por nenhum intermediário à excepção do paypal..

Aliás se formos a ver, tanto a página do jQuery, como a página do PostgreSQL têm páginas de donativos por paypal, só a The Apache Software Foundation é que não tem ( talvez por causa do tamanho ).

A meu ver seria muito mais vantajoso, se os criadores do Code Offset fizessem um acordo com os 3 projectos a quem eles pretendem passar o dinheiro, de maneira a que todo o processo fosse bem mais transparente, uma ideia seria fazer a doação directa aos projectos, em vez de estarem a serem intermediários, de certeza absoluta que as pessoas que gerem os projectos não se importavam de fazer umas quantas linhas de código para fazerem as várias ligações necessárias com o site do Code Offsets e as suas páginas de pagamento… digo eu..

Para mim, isto sim seria então um projecto para andar, da maneira como está estruturado, se eu alguma vez lá meter dinheiro ( que nunca deve acontecer, não sou rico ), nunca saberei se o dinheiro que doei, realmente vai parar ao projecto que escolhi ou não..

E pelos vários comentários que li tanto no Coding Horror, como no Daily WTF, maior parte das pessoas também não gostaram nada da ideia… penso que por causa de eles serem os intermediários… e as doações não serem directas…

Cá para mim, eles têm que mudar o sistema, e chegar a um acordo com os projectos a quem querem doar… de maneira a que quando se vai à página do paypal, não vejamos o cabeçalho da Inedo, assim eles iam conseguir trazer muito mais visibilidade ao projecto e também conseguiriam também torná-lo muito mais sério..

Acho que enquanto eles não o fizerem, todo este projecto vai ser um flop enorme é que nem umas estatísticas eles têm no site do número de doações feitas.. é completamente às escuras..

Um bem haja a todos e bom código..

No Comment.

Add Your Comment