2009
09.02

… é assim:

Embedded video from CNN Video

Como se poder ver, é exactamente igual a milhares de empresas existentes em Portugal… ( para quem não percebeu estou a ser sarcástico )..

Ora se em algumas empresas em Portugal, até ver um vídeo no Youtube é considerado um insulto à produtividade, imaginem as salas recreativas onde existem consolas/instrumentos musicais e afins.. então isto é o descalabro..

Imagino uma empresa em Portugal onde sirvam o pequeno-almoço e almoço de borla, imagino o que iria acontecer… toda a gente ia querer ir trabalhar para lá ( mesmo não recebendo o subsídio de almoço ), ora se toda a gente queria ir trabalhar para lá, o que é que acontecia? Os melhores dos melhores iriam lá parar, sem excepção..

Já tinha falado sobre este tema num post do meu outro blog: “Fazer as coisas bem feitas!“, neste caso falava do exemplo da Fog Creek Software, uma empresa que desenvolve aplicações baseada nos estados unidos, ora estes têm um problema bastante grande, as grandes empresas na América são a Google, Yahoo e Microsoft, e como é lógico, estas levam sempre os melhores programadores para as suas trincheiras, não só pelo nome mas pelas excelentes condições de trabalho…

Mas estes fizeram de tudo, para criar um escritório onde qualquer potencial colaborador que fosse lá a uma entrevista, ficasse completamente babado e deixasse de pensar em ir parar à Microsoft ou Google ou Yahoo…

Quando é que será que os gestores portugueses vão reparar nestes pormenores, quando é que vão perceber que é preciso uma pessoa divertir-se no trabalho para fazer um bom trabalho, e quando digo divertir-se não é divertir-se com o trabalho, é desligar/descontrair, lançar uma piada ou cometer um erro exageradamente estúpido onde toda a gente se fica a rir…

Eu adoro aquilo que faço, mas se não fosse os meus colegas de trabalho e eu a quebrar a monotomia do dia a dia, acho que nunca iria ser feliz a programar…

Aquela história toda dos cúbiculos, para mim não pega de maneira nenhuma, para mim tem de ser “open space”, para poder haver comunicação e discussão de ídeias..

Ouvi uma vez uma proposta de uns chefes em que consistia em criar cúbiculos numa sala que devia ter uns 7 x 5 metros ( mais coisa menos coisa ) onde estavam 6 pessoas a trabalhar… que coisa mais idiota que alguma vez foi proposta.. mas enfim…

As mentalidades em Portugal têm que mudar, e eu acho que isso só vai acontecer quando houver sangue novo nas posições de gestor, será a próxima geração? Será já a minha geração? Não sei, sei que quando os gestores da época Google/Yahoo/Microsoft entrarem a funcionar em pleno, aí sim, teremos uma mudança nas condições de trabalho que serão assustadoras mas no entanto bastante melhores…

Um bem haja a todos…

1 comment so far

Add Your Comment
  1. Tenho de confessar que após ver o filme, fiquei com um enorme desejo que me auto-propor para trabalhar na google, sabe lá porquê ?!?! 😉

    Relativamente ao teu espírito de trabalho/equipe, baseado-me na minha experiência que tive, tenho de confessar que acho que é o espírito ideal, ou muito perto do ideal, visto que passamos uma vida a conviver com as pessoas com quem trabalhamos e se não houver momentos de descontracção torna-se insuportável ter de aturar certas atitudes dos “chefes”.

    Por fim, tenho de concordar, uma vez mais, com a mudança de mentalidade necessária nos gestores/empresários do nosso país. Contudo, prometo que se algum dia tiver uma empresa relacionada com desenvolvimento de software vou ter em atenção o modelo apresentado pelas empresas americanas, que considero que seja uma maneira de manter os colaborares feliz, dentro do possível, aumentando assim o nível de produtividade.

    Continuação de boas linhas de código 😉